10 dicas para economizar e viajar mais

Eu sempre vejo posts do tipo “dicas para economizar e viajar mais” e cheguei a uma conclusão: muitos deles são inviáveis para os cidadãos comuns. Por exemplo, é fácil dizer: venda seu carro, economize e viaje. Ok, até funciona para alguns, mas certamente para mim e milhares de pessoas não funcionará.

Não tenho uma fórmula mágica, mas cito 10 coisas que podem funcionar.

1) Sites de compras coletivas

Comprar tudo que for possível e que precisar em sites de compras coletivas. Sempre dar uma olhada nas promoções, pois você pode economizar uma graninha. Lógico que tem que dar uma boa garimpada. Não dá para sair comprando tudo só porque está barato. Tem que investigar a qualidade.

2) Promoção de passagens aéreas

Sexta-feira é o dia para as passagens nacionais. Se você tem que comprar alguma, é bom esperar a divulgação das cias. Isso acontece normalmente às 20 hs. Já comprei Rio – Foz do Iguaçu por R$189 (ida e volta). Lógico que nem sempre você consegue os melhores horários, vira e mexe rola uma conexão, mas tem que ter paciência.

Para as internacionais, eu fico de olho no Melhores Destinos.

3) Programas de milhagem

Faça cadastro nos programas das cias aéreas, pois além de garantir pontos ao realizar compras de suas passagens. Elas também tem parcerias com outras empresas, como lojas online, hotéis e restaurantes, isto é, ao adquirir os produtos e serviços desses estabelecimentos, você pode transformá-los em milhas e resgatar mais rapidamente.

É possível também ganhar milhas ao fazer compras ou pagar a fatura do próprio cartão. Informe-se com seu banco.

4) Cadastro em mailings

Criei um email exclusivo só para receber newsletters de empresas que me interessam: hotéis, cias aéreas, hostels, buscadores de passagens, etc. Sim, vem muita propaganda, mas às vezes aparece algo interessante e que pode garantir uma boa economia.

5) Não comprar por impulso

Ultimamente, tenho pensado 50 vezes antes de comprar qualquer coisa (principalmente roupa). Isso gera uma boa economia.

6) Bazar

Vira e mexe vendo coisas que já não uso mais: de roupas a eletrônicos. Costumo oferecer a amigos e familiares, mas também tenho contas ativas em sites especializados em venda de produtos.

7) Investimento

Nunca é tarde para começar a guardar dinheiro. Tire 5 a 10% do seu salário e coloque na poupança. Isso lhe renderá uma graninha bem gordinha no fim de 1 semestre.

8) Tarifas bancárias

Conheço gente que tem conta em praticamente todos os bancos. A não ser que você precise mesmo ter tanta conta aberta, sugiro apenas um banco (aquele que oferecer o pacote mais atrativo e o máximo de isenção de tarifas). Caso não seja possível, saiba que você tem todo o direito de exigir o pacote de Serviços Essenciais (veja no site do Bacen). Esse pacote dá direito a 4 saques, 2 extratos e 2 transferências dentro do próprio banco. A economia ao final de um ano não pagando pacote de tarifas pode render uma viagem.

9) Salão

Sei que fazer unha, cabelo e sobrancelhas em casa é complicado, mas se puder, isso rende uma boa grana fim do mês. Caso não consiga faça o seguinte: vá ao salão no dia das promoções, e manicure/pedicure apenas 15 em 15 dias.

10) TV a Cabo

Sim, eu sei que a TV aberta no Brasil é lamentável, mas para quem gosta de filmes e seriados, é muito mais vantajoso assinar o Netflix do que pagar a mensalidade da TV a cabo. Essa economia anual também pode render uma viagem.

E, é assim, de grão em grão, ou melhor, de real em real economizado que uma pessoa normal consegue juntar dinheiro para viajar.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: